quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

LIMITES DIVERGENTES


Nos limites divergentes, duas placas afastam-se uma da outra sendo o espaço produzido por esse afastamento preenchido por um novo material da crosta, de origem magmática. Dessa forma, o limite divergente é construtivo, uma vez que possibilita a expansão dos fundos oceânicos e consequente formação de uma nova litosfera. A dinâmica da movimentação das placas que divergem, pode ser visualizada abaixo:




Quando ocorrem na litosfera oceânica, os limites divergentes são típicos da dorsal oceânica, que exibe vulcanismo ativo, terremotos e rifteamento. Exemplo disso é a dorsal meso-atlântica e a dorsal do Pacífico oriental. Na litosfera continental é caracterizada pela presença de vales em rifte, como o Grande Vale do Rift da África Oriental, atividade vulcânica e terremotos distribuídos sobre uma zona mais larga que a dos centros de expansão oceânicos. (Press, Frank; Porto Alegre; 2006)




  Dorsal meso-atlântica


 Grande Vale do Rift na África Oriental


Referências:


3 comentários:

  1. eu odeio geografia mas eu tenho que estudar porque eu tenho prova
    e eu to pesquisando no computador da minha mãe fazendo tarefa esse auditoria pericia e porque ela faz curso e ela tem esse e-mail e então eu não sei mudar de e-mail.

    ResponderExcluir